A companhia paulistana Amálgama está com inscrições abertas para a nova edição do #AmálgamaCursos, que acontecerá de 17 de setembro a 24 de outubro de 2024. Esta edição oferece quatro workshops gratuitos voltados para a pesquisa de linguagem e corpo circense. As atividades, que ocorrerão no Centro Cultural Tendal da Lapa, fazem parte da residência artística da companhia, contemplada pela 8ª edição do Programa de Fomento ao Circo para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. Cada workshop será ministrado por um dos integrantes da Amálgama, que compartilharão suas experiências e métodos de criação desenvolvidos ao longo de suas trajetórias no universo circense.
O primeiro workshop, “Mímica nas Artes Circenses: Partituras Corporais, Dínamo-ritmos e Criação”, será conduzido por Gui Bressane nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro, das 9h às 12h. A oficina apresenta uma abordagem técnica e criativa para a criação de cenas circenses ou teatrais, explorando conceitos da mímica moderna, como dínamo-ritmos, partituras corporais e dinâmicas de movimento. Gui Bressane é um artista reconhecido por sua habilidade em integrar a mímica à arte circense, contribuindo significativamente para a inovação e expressividade no circo contemporâneo.
Artur Faleiros conduzirá o segundo workshop, intitulado “Criação de Números: Pesquisa e Direção”, nos dias 02, 09, 16 e 23 de outubro, das 9h às 12h. Este curso é destinado a artistas circenses em processo de pesquisa e foca na criação de números, com apresentação de conceitos teóricos e exercícios práticos de direção. Artur Faleiros é artista circense desde 2008, criador dos espetáculos “Malabamétrico” e “MCirco” e cofundador da Cia Amálgama. Ele é também autor do livro “#ApostiLAB – LABORATÓRIOS CIRCENSES: 63 práticas autônomas para criações”, que reflete sua vasta experiência na criação e orientação artística no circo.
O terceiro workshop, “Pesquisa de Movimento no Circo: Dança, Acrobacia e Prevenção de Lesões”, será realizado por Marina Viski nos dias 02, 09, 16 e 23 de outubro, das 15h às 18h. Este curso será voltado à pesquisa do movimento, com foco em técnicas de consciência corporal, cinesiologia e biomecânica, aplicadas à dança acrobática e prevenção de lesões. Marina Viski é uma artista circense, bailarina acrobática e fisioterapeuta, que traz em seu trabalho circense a integração da linguagem da dança e técnicas somáticas, enriquecendo suas criações e performances.
A última vivência será com Laura Faleiros, por meio do workshop “Ferramentas da Dança Aplicadas ao Circo” nos dias 03, 10, 17 e 24 de outubro, das 18h às 21h. Destinado a artistas circenses, o curso utiliza conceitos do Sistema Laban/Bartenieff para desenvolver cenas individuais ou coletivas, promovendo uma experiência criativa e expressiva a partir da técnica de cada participante. Laura Faleiros é formada pela Escola Nacional de Circo/RJ e pela Faculdade Angel Vianna, onde também iniciou uma pós-graduação em Sistema Laban/Bartenieff. Com uma carreira marcada por apresentações em festivais internacionais e projetos inovadores, Laura é uma referência na pesquisa de hibridismo entre as linguagens da dança e do circo.
As inscrições para os workshops são gratuitas e devem ser realizadas através de um formulário online, com vagas limitadas.
Local: Centro Cultural Tendal da Lapa – R. Guaicurus, 1100 – Água Branca – São Paulo – SP.
Link do formulário para inscrição: https://forms.gle/hGjK41BYsNu4fw1R9Informações: amalgamacirco.art