Abordando temas de extrema importância, o autor Nando Garcia Torres traz aos palcos o espetáculo de teatro musical infanto juvenil “Empatia “, que trata de temáticas necessárias para fomentar a consciência das pessoas. A obra provoca reflexões sobre assuntos como empatia, tolerância, respeito, inclusão, discriminação, regras de convivência, bullying, cancelamento e sustentabilidade — assuntos que, embora sensíveis, são de extrema relevância nos dias de hoje.

“Empatia” oferece uma verdadeira aula sobre essas temáticas, mas de forma bem sutil, divertida, lúdica e educativa, utilizando um roteiro bem construído que consegue prender a atenção da plateia e ligar a atuação do elenco, ao cenário lúdico, ao texto e às músicas que encantam a todos.
No palco, o talentoso elenco interpreta quatro alunos e uma amável professora que os conduz alegremente ao aprendizado das lições. A peça faz uso de recursos cênicos e das músicas que reforçam os ensinamentos, proporcionando uma deliciosa experiência de bondade e inclusão social.
Sinopse
Enfim, chegou o tão esperado dia sobre o tema Empatia! A turma está ansiosa e a doce Professora Ana, muito inspirada, começa a ministrar o assunto que empolga a todos. O espetáculo leva o público a um verdadeiro mergulho na aula que perpassa pelas temáticas de respeito, igualdade, inclusão, TEA, dislexia, dispraxia, TDAH, Síndrome de Asperger, profissões, não ao bullying e não ao cancelamento, regras de convivência e direito de preferência, preservação do meio ambiente e cuidado com os animais.
Empatia
De: Nando Garcia Torres
Criação, roteiro, direção musical e canções: Nando Garcia Torres
Direção cênica: Wagner Maciel
Elenco: Amanda Zamora, Ana Paula Bigatto, Darly Vieira, Francisco Cardoso e Wagner Maciel
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Temporada: de 8 de novembro a 1 de dezembro (exceto dia 29/11)
Sextas, às 14h30, sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$ 20 | R$ 10
Ingressos online:
Empatia – ingressos – Empatia – Bilheteria Express – Teatro Paulo Eiró
Funcionamento da Bilheteria: Sextas, sábados e domingos, duas horas antes do espetáculo.
Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro (Zona Sul)
Sobre a Obra:
Empatia é um espetáculo lúdico e educativo, da autoria de Nando Garcia Torres, que visa fomentar por intermédio da arte, valores universais que auxiliam na formação de cidadãos do bem de forma atrativa, espontânea e criativa.
Baseado na sua obra literária “O que serei quando crescer?”, o autor e dramaturgo criou dois espetáculos para teatro musical e escreveu os respectivos roteiros, o “Empatia” e o próprio “O que serei quando crescer?”.
A abordagem artística trazida pelo Empatia tem cunho social e educativo, visando conscientizar sobre – principalmente – as temáticas de empatia, inclusão, respeito, igualdade, TEA, dislexia, dispraxia, TDAH, Síndrome de Asperger, profissões, não ao bullying e não ao cancelamento, regras de convivência e direito de preferência, preservação do meio ambiente e cuidado com os animais.
Considerando a formação de valores éticos, desde a infância, algo crucial para o desenvolvimento social e pessoal, o autor deseja utilizar o espetáculo Empatia como uma ferramenta de conscientização, tendo o propósito de auxiliar no suporte educativo de temas transversais que permeiam os conteúdos das disciplinas curriculares clássicas e apoiam de maneira complementar a abordagem de questões fundamentais à formação da cidadania, no respeito às diferenças de cada pessoa, na promoção do aprendizado cultural, socioambiental e educacional, no aprimoramento da articulação de palavras e do aprendizado da língua portuguesa, no incentivo aos processos cognitivos de aprendizagem e de convívio social e cultural, na valorização e respeito ao próximo e às regras de convivência, no resgate do lado lúdico e da bondade do ser humano.
Para além das finalidades mencionadas acima, este projeto introduz a abordagem das profissões no sentido de apresentar a diversidade dos ofícios sem quaisquer preconceitos, distinções ou discriminações, de aguçar a percepção da importância que as profissões têm para a sociedade, de auxiliar na construção dos processos internos de identidade e de cidadania, de desenvolver de forma divertida e estimulante a compreensão e a percepção dos diversos tipos de linguagens, de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e as capacidades analítica e interpretativa, e de aprender a respeitar a si e a todas as pessoas.
Portanto, a obra propicia uma reflexão sobre vários temas importantes e necessários.