O público que vier ao MIS para a exposição “B.B. King: um mundo melhor em algum lugar”, no dia 03 de outubro, no horário das 18h, terá a oportunidade de participar de uma visita temática sobre a biografia do rei do blues, intitulada “B.B. King A autobiografia: uma vida de blues”. Realizada pelo Núcleo Educativo do MIS, a ação é gratuita, com limite de 20 vagas, e a inscrição deve ser feita na recepção do Museu.
A obra em questão é uma coautoria entre o rei do blues e David Ritz, e algumas das histórias contadas no livro serão apresentadas tendo como pano de fundo a exposição “B.B. King: um mundo melhor em algum lugar”, que fica em cartaz no MIS – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – até 08 de outubro.
David Ritz é reconhecido por suas parcerias com celebridades, foi coautor de 36 autobiografias e, além de B. B. King, já trabalhou com outros grandes nomes, como Aretha Franklin, Ray Charles e Nat King Cole.
Sobre a exposição – últimos dias em cartaz
Imagem de um dos espaços da exposição. Crédito: Cinthia Bueno/MIS
Em cartaz até o dia 8 de outubro, B.B. King: um mundo melhor em algum lugar é uma experiência sensorial que percorre épocas, fatos e conteúdos da vida de B.B. King. Primeira exposição inteiramente dedicada ao artista no Brasil, o projeto traz itens históricos da vida do músico. Entre os destaques, estão imagens do acervo do B.B. King Museum, de diversas fases de sua carreira, desde o jovem Riley Ben King, aos 23 anos, com o violão Gibson L48, de Michael Ocs, até seu retrato exibindo o prêmio de Melhor Álbum de Blues Tradicional na 42ª Cerimônia do Grammy, em 2000. Além disso, a mostra ainda conta com as credenciais de todas as turnês realizadas por B.B. King no Brasil, nos últimos 30 anos, em diversos espaços e configurações, um pin exclusivo temático distribuído por B.B. para fãs ao final dos shows, o primeiro troféu Grammy recebido pelo cantor em 1971 e a icônica guitarra Gibson Lucille, assinada por King em seu show em São Paulo em 1993.
Objetos expostos na mostra sobre o rei do blues no MIS. Crédito: Cinthia Bueno/MIS
Para a criação conceitual do projeto, foi feita uma linha do tempo e do espaço que percorre a história do artista e dos desdobramentos social e cultural da segregação, fluxo inspirado no curso meândrico do rio Mississipi – onde está localizada, às margens, a cidade de Memphis, conhecida como a capital do blues. O rio se converte numa metáfora que traz a mistura de cores, texturas e formas no movimento contínuo da vida. A trajetória de vida e superação de B.B. King é metáfora para tratar do tema maior da exposição: os preconceitos vivenciados por todos até os dias de hoje em nossa sociedade. Paralelamente à trajetória do artista, a mostra ilustra outros movimentos de luta contra a segregação ao redor do mundo, trazendo uma narrativa que se dá pela intersecção entre a vida do músico, o panorama de lutas pelo mundo e o projeto cenográfico, que narra a mudança do tempo rumo a um futuro mais plural e colorido.
O projeto tem curadoria de André Sturm e Cacau Ras, consultoria de Chris Flannery, planejamento do Atelier Marko Brajovic, também responsável pelo projeto expográfico, e pesquisa e textos de Gabriela Antero.
Serviço | Visita temática sobre o livro “B.B. King A autobiografia: uma vida de blues”
Local: Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 03.10, às 18h
Ingresso: gratuito mediante inscrição. Retirada na recepção (20 vagas)
Classificação: 16 anos
O Núcleo Educativo tem como patronos Goldman Sachs, Siemens, PWC e Albert Sabin. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio de mídia é da Cultura Leste Produções, Folha de S.Paulo, JCDecaux e Kiss FM. O apoio operacional é da Telium, Kaspersky, Pestana Hotel Group, Blue Moon, Cabana Burguer, Café Orfeu, LosDos Takeria e Prosecco Mionetto.
A exposição B.B. King: um mundo melhor em algum lugar contou com projeto e desenvolvimento do Atelier Marko Brajovic, produção da Hybrida Production, cessão de acervo do B.B King Museum e apoio cultural do Belas Artes Grupo e Bourbon Street Music Club.