Nos dias 8 e 9 de outubro, o Sesc 24 de Maio realiza o Seminário Direitos das Crianças e Adolescentes em Desproteção Social, com o tema central: “Quem tem direito à infância e à adolescência no Brasil?”. O evento convida a debater os desafios para a garantia de direitos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo discussões entre especialistas, estudiosos e interessados no tema.

O seminário contará com mesas de bate-papo abertas ao público. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início das atividades. Com a proposta de ampliar o debate sobre políticas públicas e proteção social, o evento busca envolver a sociedade na construção de soluções para a garantia plena dos direitos das crianças e adolescentes.
O evento oferece tradução em Libras e a programação completa pode ser consultada no site www.sescsp.org.br.
Programação:
Dia 1 – 08/10 (terça-feira)
Mesa de abertura | 10h30 às 12h30
Local: Teatro
Tema: Quem tem direito à infância e à adolescência no Brasil?
Participantes: Priscila Dias Carlos, Pedro Roberto da Silva Pereira
Mediação: Everaldo Oliveira
Discussão sobre o direito à infância e adolescência no Brasil, com foco no histórico de negação de direitos a jovens negros e pobres, e na efetivação do Sistema de Garantia de Direitos.
Mesa redonda | 17h30 às 19h00
Local: Teatro
Tema: Juventudes marginalizadas e precarização do acesso à educação, cultura e lazer
Participantes: Gloria Maria, Kaleb Fernandes, Thiago Torres (Chavoso da USP)
Mediação: Ana Paula Rodrigues
Relatos de jovens sobre a precarização de direitos fundamentais como educação e cultura, com destaque para periferias e comunidades indígenas urbanas.
Dia 2 – 09/10 (quarta-feira)
Mesa redonda | 10h30 às 12h30
Local: Teatro
Tema: Letalidade e violência do Estado: impacto na vida das crianças e adolescentes
Participantes: Alexandra Montgomery, Tainá Alvarenga
Mediação: Claudia Adão
Debate sobre a violência estatal em territórios vulneráveis e como comunidades resistem para proteger suas crianças e adolescentes.
Mesa redonda | 16h às 17h30
Local: Teatro
Tema: Ideias de enfrentamento e sonhos de futuro para as infâncias e juventudes – Apresentação dos Grupos de Reflexão
Participantes: Viviane de Paula, Brysa Delgato Godoy, Marília Rovaron, Gabriela Feliciano
Mediação: Luciana Rugene
Apresentação das discussões dos grupos de reflexão, abordando questões como trabalho infantil, exploração sexual e políticas de proteção.
Encerramento | 17h30 às 18h
Intervenção musical: Kimani
Sobre as pessoas convidadas
Priscila Dias Carlos – Historiadora, mestre em História Social pela PUC-SP, com foco em pedagogias antirracistas, afro-indígena e decoloniais. Professora convidada no Centro Universitário Assunção (Unifai) e professora de Educação Básica II e Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação na cidade de São Paulo.
Pedro Roberto da Silva Pereira – Doutor em Serviço Social pela UFRJ, pesquisador em direitos da infância e juventude. Coordenador do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Rio de Janeiro. É pesquisador do Programa Observatório dos Conselhos: Universidade, Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos: Observatório das práticas de defesa e proteção integral das Crianças e Adolescentes, da UFRJ.
Everaldo Oliveira – Graduado em Economia pela Faculdade São Luís (2002), Especialista em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP (2005), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2008) e Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Coordenador Executivo da Associação de Apoio às Meninas e Meninos da Região Sé (AACRIANÇA).
Glória Maria – Jornalista com foco no território, produtora cultural e audiovisual. É cofundadora do Estúdio7Notas, que produz artistas locais e realiza formações voltadas à indústria da música para jovens das comunidades de São Paulo. Atua na área de comunicação da ÉNois Laboratório de Jornalismo e do Instituto KondZilla.
Kaleb Fernandes
Compõe a direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e atua no Coletivo de Juventude do MST. É estudante de Ciências Sociais na PUC-SP e assentado pela reforma agrária no assentamento Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno, em Franco da Rocha (SP).
Thiago Torres (Chavoso da USP) – É graduado em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), influenciador digital e palestrante. Viralizou nas redes sociais em 2020 com um relato de como é crescer na periferia e estudar na maior universidade do país.
Ana Paula Rodrigues – Educadora em atividades infantojuvenis do Sesc-SP, em atuação no Programa Juventudes do Sesc Carmo.
Alexandra Montgomery – Advogada e mestre em direitos humanos pela American University, especialista em proteção da infância. Atualmente, é Diretora de Programas da Anistia Internacional Brasil. Foi advogada da Justiça Global e do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sé (CEDECA-SP). É associada ao CEDECA Sé e CEDECA-RJ. Foi diretora do programa do Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) para o Brasil.
Tainá Alvarenga – Coordenadora do Eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré (RJ). É doutoranda em Serviço Social pela UFRJ e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela mesma universidade.
Claudia Adão – Graduado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e mestrado em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, juventude, antirracismo, aspectos políticos e urbanismo.
Viviane de Paula – Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Centro Universitário Assunção – Unifai e Assistente Social no Tribunal de Justiça de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: família, abuso sexual intrafamiliar e direitos da criança e do adolescente.
Brisa Delgatto Godoy –Começou a trabalhar como educadora de rua junto a crianças e adolescentes em situação de rua no campus Butantã da USP pelo Projeto AproximaAção. Atuou como Educadora Social na Fundação Projeto Travessia e, atualmente, é Agente Redutora de Danos da infância e adolescência em um CAPS IJ da região central.
Marília Rovaron –Mestra e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), atua desde 2007 com crianças, adolescentes e jovens em situação de desproteção social, como educadora social e coordenadora de projetos junto aos Ministérios do Trabalho, do Turismo e diferentes Secretarias Estaduais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social (EDUJUS/UFPA).
Gabriela Feliciano – Conselheira Tutelar da regional Bela Vista em seu primeiro mandato, representante do seu Conselho na pasta de políticas públicas da Comissão Permanente dos Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo. É educadora física, cantora e militante do movimento de moradia onde atua como coordenadora em Ocupação, organizando e promovendo para as crianças e adolescentes atividades culturais e parcerias de projetos.
Luciana Rugene – educadora em atividades infantojuvenis do Sesc-SP e atua no Programa Juventudes na unidade 24 de Maio. Graduada em Filosofia, também é professora na rede pública estadual de ensino.
Kimani – Poeta, cantora e compositora, lançou seu álbum Fé Refeita em 2021.
Seminário Direitos das Crianças e Adolescentes em Desproteção Social
Com Luz Ribeiro, Everaldo Oliveira, Kimani e pessoas convidadas
Data: 8 e9/10, terça e quarta (diversos horários)
Local: Teatro do Sesc 24 de Maio, Rua 24 de Maio, 109, São Paulo – 350 metros da estação República do metrô
Classificação: Livre
Grátis
Ingressos: Retirada com 1 hora de antecedência no local.
Acompanhe nossas redes:
Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
350 metros do metrô República
Fone: (11) 3350-6300