O GSH Banco de Sangue de São Paulo está enfrentando uma situação crítica. Os estoques de bolsas de sangue, que já vinham passando por períodos consecutivos de quedas, estão em níveis abaixo do recomendado.
Nos últimos meses, as condições climáticas extremas e as queimadas agravaram a poluição do ar em todo o país. O resultado disso tem sido um aumento significativo nas doenças respiratórias crônicas que não só afetam a saúde da população em geral, mas também têm impactado a capacidade de milhares de pessoas em participar do processo de doação de sangue.
“Muitas pessoas ficam temporariamente inaptas para doar sangue devido a essas condições de saúde. Consequentemente, a diminuição nas doações, combinada com a demanda contínua para procedimentos médicos e emergências, torna a necessidade de doações de sangue mais urgente do que nunca”, explica Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue de São Paulo.
No momento, todos os tipos sanguíneos são necessários, porém, os tipos O-, O+ e A- são os que estão mais em falta e cujas demandas, por outro lado, são contínuas e crescentes.
Por isso, o GSH Banco de Sangue de São Paulo convida todos a se juntarem a esta causa vital, se dirigindo à unidade para efetuarem a sua doação de sangue, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso. O atendimento é das 7h às 18h, diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar a partir de 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.