Realizado pelo Sesc Carmo desde a década de 1990, o projeto “Centro em Concerto” busca explorar as diversas linguagens, formatos e estéticas da música de concerto por meio de apresentações gratuitas, realizadas em igrejas e espaços históricos do Centro de São Paulo, evidenciando o patrimônio cultural de ontem e hoje.

Na temporada de 2024, que acontece entre julho e dezembro, “Centro em Concerto: Memórias Negras” conta com a curadoria e direção artística do jornalista e pesquisador Felipe Brito. As apresentações selecionadas jogam luz às narrativas de memórias negras da cidade, por meio de síntese entre a música de concerto e as tradições artísticas de negritudes, transitando entre samba, terreiros, gospel e canto.
Composições da diáspora para quarteto de cordas
Na quarta apresentação da temporada, o Quarteto Muriti se apresenta no dia 15 de outubro de 2024, na igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Paissandú – Centro de São Paulo. Composto pelos artistas Jonathan Cardoso (violino), Marina Dias (violino), Heller Rodrigues (viola) e Nathalia Sudario (violoncelo), o quarteto fará um concerto com repertório camerístico de compositores negros e negras.
Heller Rodrigues iniciou seus estudos no Conservatório Villa Lobos, graduou-se em viola no Conservatório de Genebra e se especializou em Pedagogia Musical em Berna (Suíça). Participou de masterclasses com renomados músicos internacionais. Atua como músico convidado nas principais orquestras de São Paulo.
Marina Dias Iniciou seus estudos de música aos 7 anos na ULM (atual EMESP) e é bacharel em violino pela UNESP. Integrou diversas orquestras, como a Orquestra Jovem Tom Jobim e a Orquestra Bachiana Filarmônica. Hoje, atua como violinista convidada de orquestras em São Paulo, incluindo a Orquestra de Câmara da USP e a Orquestra do Theatro São Pedro.
Jonathan Cardoso Iniciou os estudos de música aos oito anos na ULM (atual EMESP) e é bacharel pela Uni FAM FAAM. Atuou como spalla da Orquestra Bachiana Jovem e músico convidado na Orquestra Jazz Sinfônica Brasil. Atualmente integra a Orquestra do Theatro São Pedro e a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP.
Nathalia Sudario iniciou seus estudos de violoncelo na EMESP e, aos 15 anos, venceu o 2° Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de São Caetano do Sul. Bacharel pela USP, atuou em diversas orquestras e venceu o Prêmio Eleazar de Carvalho. Recentemente, participou do Festival Collegium Musicum Schloss Pommersfelden, na Alemanha, e integra orquestras de renomados musicais brasileiros autorais e da Broadway.
Programa: GONZAGA, Chiquinha (1847-1935) – Corta-Jaca/Gaúcho Arranjo: Marcelo Caldi WALKER, George (1922-2018) – Quarteto de cordas N.1 I. Allegro II. Molto adagio “Lyric” III. Allegro con fuoco PRICE, Florence (1887-1953) – Adoration Arranjo e solo: Nathalia Sudario – Quarteto de Cordas No. 2 III. Juba – Allegro IV. Finale – Allegro A igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – Foto: Douglas de Campos |
Quarteto Muriti, Composições da diáspora para quarteto de cordas
Dia 15/10/2024, terça-feira, 13h
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – Largo do Paissandú, s/nº – Centro de São Paulo/SP
Grátis – Classificação Livre
Rua do Carmo, 147 – Sé – Centro de São Paulo/SP
(11) 3111 7000