Psicanálise e inclusão social na programação de julho dos museus em São Paulo

A Casa das Rosas e a Casa Mário de Andrade, museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerenciados pela Poiesis, prepararam uma agenda com temas variados, que inclui conversa sobre gênero a partir da psicanálise; inclusão social em museus e arqueologia. Confira parte dos destaques do mês de julho. Algumas atividades necessitam de inscrição.

Casa das Rosas

No dia 8 de julho, das 15h às 17h, o museu reunirá psicanalistas de longa experiência clínica em seu jardim para um debate sobre diversidade, que terá como ponto de partida o lançamento do livro A querela do Gênero. A atividade Diversidade em Debate contará com a participação de Oscar Cesarotto, Fani Hisgail, Geraldino Ferreira Netto, Alberto Reis, Maria Cristina Kupfer, Claudio Carvalho, Natália Carvalho, e mediação de Paul Kardous. Não é necessário se inscrever para participar.

A fim de pensar no papel social dos museus e em formas práticas de inclusão nestes espaços, a Casa das Rosas realizará a palestra Museus e inclusão social no dia 12 de julho, das 19h às 21h. Conduzida por Gabriela Aidar, historiadora especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea e em Museologia pelo Museu de Arqueologia, ambos da USP, a conversa terá como base a experiência do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo. Interessados já podem se inscrever no link.

Casa Mário de Andrade

Nos dias 6, 13, 20 e 27 de julho, das 19h às 21h, Silvio Luiz Cordeiro, arquiteto urbanista e doutor em Arqueologia pela USP, juntamente com o filósofo Dirk Michael Hennrich e a arqueóloga Maria da Conceição Lopes conduzirão o curso Ruínas, imagens e imaginários: vestígios de cenas humanas no tempo. A atividade apresenta uma introdução ao conceito “ruínas”, elaborado por uma iniciativa internacional de estudos chamada “Antropocênica”, a qual reúne diversas áreas, como Filosofia, Arqueologia e Arquitetura para refletir sobre o Antropoceno — época em que o planeta passou por transformações provocadas por impactos da atuação humana. Inscrições no link.

Finalizando os destaques do mês de julho, a Casa Mário de Andrade recebe Maurício Hoelz, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mediador da atividade 100 anos do poema “Carnaval Carioca”, de Mário de Andrade, que acontece no dia 25 de julho, das 19h às 21h. O texto se passa no carnaval carioca, mais especificamente na festa de Momo — um dos principais personagens desta festa brasileira, conhecido como deus da festividade na mitologia grega. Os interessados devem se inscrever no link.

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

Serviço:

Casa das Rosas

Debate

DIVERSIDADE EM DEBATE

Com Oscar Cesarotto, Fani Hisgail, Geraldino Ferreira Netto, Alberto Reis, Maria Cristina Kupfer, Claudio Carvalho, Natália Carvalho, mediação de Paul Kardous

Sábado, 8 de julho, das 15h às 17h

Atividade presencial, no jardim da Casa das Rosas.

Não há necessidade de inscrição.

Palestra

MUSEUS E INCLUSÃO SOCIAL

Com Gabriela Aidar

Quarta-feira, 12 de julho, das 19h às 21h

Atividade on-line, por meio da plataforma Zoom.

Inscrições aqui – Prazo: 12/07

Vagas: 300

A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: (11) 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP

Programação gratuita

Casa Mário de Andrade

Curso

RUÍNAS, IMAGENS E IMAGINÁRIOS: vestígios de cenas humanas no tempo

Com Dirk Michael Hennrich, Silvio Luiz Cordeiro e Maria da Conceição Lopes

Quintas-feiras, 6, 13, 20 e 27 de julho, das 19h às 21h

Atividade on-line, por meio da plataforma Zoom

Inscrições aqui – Prazo: 6/07

Vagas: 300

Palestra

100 ANOS DO POEMA “CARNAVAL CARIOCA”, DE MÁRIO DE ANDRADE

Com Maurício Hoelz

Quarta-feira, 25 de julho, das 19h às 21h

Atividade on-line, por meio da plataforma Zoom

Inscrições aqui – Prazo: 25/07

Vagas: 300

—-

A Casa Mário de Andrade está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: (11) 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.

Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura

Programação gratuita

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas é um museu dedicado à à cultura, à poesia, à literatura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, o museu-casa literário realiza programação diversificada e gratuita formada por oficinas de criação e crítica literária, palestras, ciclos de debates, exposições, saraus, lançamentos de livros, performances, apresentações teatrais e musicais.

Em 2023, o museu Casa das Rosas conta com o patrocínio da Pfizer, uma das maiores empresas biofarmacêuticas de inovação do mundo e responsável por colaborar, promover e ampliar o acesso a cuidados confiáveis em todo o mundo, e o apoio da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações). Juntas contribuirão para o desenvolvimento de atividades culturais e educativas do museu que são voltadas para os mais diversos públicos. A Casa das Rosas é gerida pela Poiesis, Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa Mário de Andrade é um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e gerenciado pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Deixe um comentário

Parceiros

@sampacomfamilia no instagram

@sampacomfamilia no youtube