Nos últimos 12 anos, a Fábrica de Cultura Capão Redondo – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Organização Social Poiesis – vem potencializando artistas locais, além de ser espaço de lazer e convivência para os moradores da região. Para marcar mais um aniversário, a Fábrica de Cultura recebe no sábado (14), das 14h às 21h, os grupos Fundo de Quintal, Samba da Vila, Todo Sábado é Sagrado, Samba Pé de Moça e Preto Branco Samba Soul.
Além disso, o Projeto Vida Corrida, que há 25 anos atua na região proporcionando ações físicas e sociais para crianças, jovens, adultos e idosos, estará presente com uma oficina sobre saúde coletiva ministrada por Cibelle Borges, representante do projeto. O evento também terá a participação de Jéssica Campos, escritora e poeta do Sarau do Capão e participante do Projeto Vida Corrida, que apresentará poesias autorais durante a festa.
O evento ainda contará com apresentação artística de Rafael Fish, rapper e Técnico de Áudio na unidade, junto com aprendizes, espaços com empreendimentos da região e de brincar para as crianças. Todas as atrações terão interpretação em Libras.
Samba pelas Fábricas de Cultura. Confira!
O Dia Nacional do Samba é celebrado no dia 2 de dezembro, mas as Fábricas de Cultura seguem em festa durante todo o mês.
No dia 6, sexta-feira, o Núcleo Taipas – Fábrica de Cultura Brasilândia recebe o grupo Os Boêmios, que irá apresentar a partir das 18h30 alguns sucessos de domínio popular.
Quem estiver pelo Vale do Ribeira não pode deixar de passar pela Fábrica de Cultura Iguape no sábado, 7, das 14h às 21h. A unidade vai celebrar o Dia do Samba com uma agenda diversa, incluindo um encontro com Representantes de Agremiações em Blocos Carnavalescos de Iguape; oficina de Percussão com a mestra Adriana Aragão; e apresentação de Joel Trindade e banda.
Já a Fábrica de Cultura Brasilândia realiza no dia 15, domingo, das 12h às 17h, um ensaio aberto de samba e MPB. Essa festa contará com a presença de Dandará Nilé, com sua potente celebração do samba e da ancestralidade; Demelo Fesan, trazendo suas canções autorais em voz e violão; Fafá Reis, com seu swing e os clássicos da música popular brasileira; Trio Brasilidades, misturando ritmos como samba, forró, reggae, samba rock, rap e MPB; e Manga, que apresentará músicas do seu EP Gaiola (2025). O evento ainda terá comidas gratuitas para o público.
Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.
Toda a programação é GRATUITA
Sem necessidade de inscrição. É só chegar e aproveitar!
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, s/n, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Entrada 2: Rua Algard, 82, Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Tel: (11) 5822-5240
Aniversário de 12 anos da Fábrica de Cultura
14/12, sábado, das 14h às 21h | Livre | Com Libras
Samba pelas Fábricas de Cultura
Núcleo Taipas – Fábrica de Cultura Brasilândia
Rua Joaquim Pimentel, 200 | Tel: (11) 3971-3640
Dia do Samba com Os Boêmios
6/12, sexta-feira, das 18h30 às 20h
Fábrica de Cultura Iguape
Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300
Dia Nacional do Samba
7/12, sábado, das 14h às 21h
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Tel: (11) 3859-2300
Ensaio aberto especial samba & MPB
15/12, domingo, das 12h às 17h
———-
Funcionamento das unidades: terça a sexta, das 9h às 20h
Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.
Núcleo Taipas, de terça a sexta, das 9h às 21h30
Unidade Jaçanã, das 9h às 21h
Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)
Sábados, das 9h às 17h, com exceção do Núcleo Taipas que abre das 9h às 17h30.
Domingos: Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.
Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.
Sábados: das 9h às 17h (conforme a programação) | Domingos: Fechadas.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.