Entre Risos é um solo idealizado e encenado por Nico Serrano, da Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ!, para homenagear os circos tradicionais e os comediantes que trabalham com humor físico. Em cena, o público acompanha o palhaço “Picuinha” que aguarda nos bastidores de um espetáculo circense a vez para apresentar seu número. Muito curioso e sozinho no camarim, aproveita a oportunidade para brincar com os apetrechos dos seus colegas e transforma a espera em momentos divertidos para o público, usando diversas linguagens: palhaçaria, mágica, sapateado, equilibrismo e manipulação de bonecos. O trabalho faz agora diversas apresentações na capital de São Paulo.

A proposta de encenação é centrada no trabalho físico do ator. Por isso, há pouca utilização da fala – quando acontece é por meio de risos do personagem e de “grommelots” (linguagem vocal ligada à onomatopeia muito utilizada no teatro satírico).
“Juntei tudo aquilo que aprendi ao longo da minha carreira para desenvolver um espetáculo alegre e emocionante. Eu queria resgatar aquele circo clássico e entreter toda a família”, conta Nico.
Movido por uma curiosidade gigantesca, o palhaço usa seu tempo “ocioso” para fazer truques de mágica, sapatear, se aventurar no universo do equilibrismo e até interagir com um boneco. “Cada olhada para o lado é muito provocante para o nosso protagonista. E a plateia vai acompanhando toda essa jornada um tanto atrapalhada”, completa.
A sonoplastia pensada minuciosamente liga-se diretamente às ações, contribuindo para a construção do clima do espetáculo. Ao fundo e em alguns momentos específicos, um locutor vai chamando as próximas atrações do circo.
“Com este trabalho, consegui explorar bastante os gestos e as expressões faciais. E, ao mesmo tempo, inseri um número de bola de equilíbrio que eu adoro e é tão importante para a história do circo, mas vejo poucos artistas fazerem hoje”, afirma Nico.
Esse projeto foi contemplado na 8ª Edição do Programa de Fomento ao Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Entre Risos estreou nacionalmente em 2015, no Sesc Rondonópolis (Mato Grosso). De lá para cá, foram diversas apresentações, incluindo no Sesc Belenzinho, Sesc Santos, Sesc Presidente Prudente, Circuito Cultural Paulista, SP Circuito Municipal de Cultura, FENATA (Festival Nacional de Ponta Grossa/PR); Festival “Em Janeiro Teatro para Criança é um Barato” (São José do Rio Preto/SP); no Palco Virtual do Itaú Cultural, durante a pandemia, e chegou até ser selecionado para Festivais em outros países como Peru e México.
Programação
TEATRO ZANONI FERRITE (Centro Cultural Vila Formosa)
Data: 21 e 22 de Setembro, às 15h
Endereço: Avenida Renata, 163 – Vila Formosa
Ingresso: GRATUITO
TEATRO CACILDA BECKER
Data: 28 e 29 de Setembro, às 16h
Endereço: Rua Tito, 295 – Lapa
Ingresso: GRATUITO
Sinopse
Inspirado em palhaços de circos tradicionais e comediantes que trabalham com humor físico, o enredo de “Entre Risos” acontece nos bastidores de um circo e mostra a trajetória de um palhaço e o que ele faz enquanto aguarda a sua próxima entrada.
Cada olhar para o lado é muito provocante para um palhaço “quase” ocioso. Ele mexe em tudo o que vê, inclusive dos outros artistas como: nos truques do mágico, no sapato de sapateado da bailarina, na bola do equilibrista, até uma surpresa acontece quando um boneco ganha vida, mas nem sempre isso tudo pode dar muito certo.
Entre Risos
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre