Consumo Verde – a construção de um mercado de massa sustentável

Consumo Verde – a construção de um mercado de massa sustentável é o mais recente livro do professor, empreendedor social e executivo de marketing, Ricardo Esturaro.
Distante do modismo e do alarmismo que têm tomado conta do assunto, “Consumo Verde” visa contribuir para o sucesso do lançamento de produtos e marcas verdes.

Aborda de forma objetiva e direta assuntos como os desafios da descarbonização da economia, da importância de uma transição social justa, da comunicação ambiental e das oportunidades e estratégias para a implantação de um mercado de consumo de massa sustentável.

“A discussão proposta gira em torno do papel que as empresas podem ter na construção de um mercado de consumo de massa sustentável. Considera, além disso, que esta jornada não pode ser feita sem a inclusão do personagem mais importante, o consumidor”, esclarece Esturaro, que foi responsável pela publicação e tradução dos livros “Como as marcas Crescem”, “Marketing na era da Mensuração” e “Equilibrando estratégias de marketing de curto e longo prazo”.

O foco do livro é ampliado quando o autor afirma que o ambiente corporativo foi lento para incorporar a pauta ambiental e social nos negócios. Para defender seu pensamento, Esturaro analisa vários casos de empresas que cometeram erros e sofreram punições, como a destruição da reputação e perda de valor de mercado. Por outro lado, ele aponta caminhos de como uma estratégia sustentável pode proporcionar a liberdade para uma empresa operar, lucrar e crescer.

Finalmente, o livro se aprofunda na comunicação, nos estudos sobre o consumidor e nas estratégias de marketing para as marcas verdes crescerem e fomentarem cada vez mais o consumo verde.

Até chegar neste ponto, o leitor passará pelo histórico de como se deu o desenvolvimento do mercado de consumo moderno e do movimento verde e como a pauta ambiental foi assimilada no mundo corporativo.

“Fiz uma análise sobre as dificuldades e as oportunidades de as empresas adaptarem os seus negócios para uma economia neutra em carbono e como os riscos climáticos estão afetando suas operações. Mais ainda, como as crises sociais podem se transformar em movimentos contrários à transição para uma economia de baixo carbono. Desemprego, inflação e mudanças demográficas são alguns dos gatilhos que podem desencadear crises sociais relacionadas aos desafios climáticos. Daí, a necessidade de se pensar soluções que venham acompanhadas de duas palavras: solidariedade e doação”, diz Esturaro.

Para ele, o principal objetivo do livro é inspirar ações que promovam a sustentabilidade e incentivem a criação de um mercado de massa de produtos verdes produzidos com as melhores práticas ambientais, a maneira de popularizar a sustentabilidade na sociedade.

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