Anish Kapoor traz obra inédita para a Casa Bradesco

A Casa Bradesco, centro de criatividade que democratiza e potencializa a criação e apreciação das artes, inaugura sua programação na Cidade Matarazzo com a exposição “Inflamação”, de Anish Kapoor. De 15 de setembro a 15 de janeiro, o espaço convida o público a explorar a “Blinded by Eyes, Butchered by Birth”, uma obra inédita criada exclusivamente para a Casa Bradesco, junto com outras 18 esculturas representativas de diferentes momentos da carreira do aclamado artista – muitas delas exibidas pela primeira vez no Brasil.

Com quatro mil metros quadrados de área expositiva e curadoria de Marcello Dantas, a mostra oferece um olhar profundo sobre as criações de Kapoor.

Estreia internacional


Obra “Push-Pull” (2008) © Anish Kapoor.
Todos os direitos reservados, DACS/AUTVIS, 2024 / Foto: Joana França

Considerado um dos nomes mais importantes da arte contemporânea, Anish Kapoor é conhecido mundialmente por explorar cores, texturas, materialidade, espaço e a relação entre o objeto artístico e o espectador em suas obras. Em seu trabalho, tais substâncias estão presentes desde os reflexos mais sublimes na superfície líquida até os infinitos de seus vazios. “Vermelho é a cor da terra, não é uma cor do espaço profundo; é, obviamente, a cor do sangue e do corpo”, declara o artista. Para a mostra “Inflamação”, Kapoor ajudou a definir várias características do espaço expositivo, desafiando a arquitetura do local para expandir as possibilidades de significação. É o caso da obra central, “Blinded by Eyes, Butchered by Birth”, um inflável de grandes proporções que tensiona o edifício por todos os seus cantos. Concebida especialmente para a mostra no Brasil, a obra evoca uma relação com a inflamação concentrada em um gigantesco órgão, que pulsa e domina o espaço. A condição que carrega é a fragilidade essencial da existência: o que mantém a obra viva é uma pulsação constante, ela é viva e dominante. “Tenho o prazer de fazer esta exposição na Casa Bradesco, dentro da Cidade Matarazzo. A nova obra “Blinded by Eyes, Butchered by Birth” infla para preencher, ocultando a arquitetura e ocupando o espaço como forma. Ela contém uma ausência intrínseca – um presente ausente – um não-objeto,” esclarece.

Inflamação


Obra “Internal Object in Three Parts” (2013-15) © Anish Kapoor.
Todos os direitos reservados, DACS/AUTVIS, 2024/ Foto: Joana França

E se um espelho fosse capaz de revelar como somos por dentro? É com esse questionamento que Marcello Dantas propõe uma exposição do trabalho de Anish Kapoor. O tríptico “Internal Object in Three Parts” (foto acima, de 2013-15), criado a partir de camadas de silicone e tinta, lembra pedaços de carne sangrenta e tendões. “Os sinais da inflamação são cinco, sendo comuns em praticamente todos os processos infecciosos no corpo humano. Esses indicadores são: rubor, calor, dor, edema e perda de função. Mas a inflamação é também o ato de colocar em chamas, e representa, ao mesmo tempo, uma resposta do corpo à infecção e uma resposta social na forma de um levante (“inflamar-se por uma causa”),” aponta o curador.

Para Dantas, a era em que vivemos é um estado de permanente inflamação, o que fala de um tempo em que o indivíduo e o coletivo estão em alerta, continuamente à flor da pele, diante da impossibilidade de cura e do desejo de transformação, ou seja, é a energia da mudança. É nesse contexto que obras como “Wound” (2009) produzem um efeito hipnótico com a possibilidade de vislumbrar dois mundos: o de fora e o de dentro. “Anish Kapoor explora a natureza não verbal da cor com um simbolismo pré-verbal. Sem necessidade de palavras ou mesmo pensamento articulado, ela funciona como uma rota direta e visceral para a metáfora – o sangue, material essencial,” completa.

A exposição conta ainda com obras mais recentes do artista, as non-objects (de 2018 e 2019), montadas pela primeira vez no Brasil, são feitas com nanotecnologia Vantablack. O material detém o selo de substância mais escura já produzida pelo ser humano, absorvendo até 99,96% da luz visível. Desde 2016, Kapoor trabalha com este material para explorar temas como escuridão, interioridade e o vazio.

Casa Bradesco

A exposição que ficará abrigada na Sala AQUI, celebra a inauguração da Casa Bradesco, que conta com om uma infraestrutura única, integrada à natureza e à tecnologia. O espaço reflete a sinergia entre Cidade Matarazzo e Bradesco, que buscam promover o acesso aos mais diversos tipos de arte e manifestações culturais na cidade de São Paulo. Um lugar para se viver novas experiências, para ocupar, criar e não só visitar.

“Inaugurar a Casa Bradesco com uma exposição desta importância e com uma obra inédita e feita exclusivamente para esse novo espaço é um presente para a sociedade, que poderá conhecer de perto toda a irreverência e autenticidade de um dos maiores artistas da atualidade. Queremos cada vez mais oferecer experiências artísticas que inspiram e transformam”, comenta Nathalia Garcia, diretora de marketing e CRM do Bradesco.

“A Cidade Matarazzo tem o propósito de regenerar, de inspirar uma nova sociedade, reinventar tudo. No coração da Cidade Matarazzo, daremos vida à Casa Bradesco, um lugar cujo tema central é a criatividade, o que acreditamos ser o canal para essa mudança que precisa acontecer na nossa humanidade”, declara o fundador da Cidade Matarazzo Alex Allard. “A escolha do artista que vai inaugurar o nosso espaço é muito importante, pois selecionamos quem abrirá o caminho para os próximos criativos. Trouxemos Anish Kapoor com essa exposição em busca de cumprir essa missão e fortalecer que aqui não é só um lugar de cultura e sim um lugar de mudança”, completa.

A exposição ficará em cartaz até 15 de janeiro, aberta de terça à domingo, das 10h às 22h. Às terças-feiras, o público poderá acessar o espaço de forma gratuita. Os ingressos estão disponíveis para compra no aplicativo MATA APP e na bilheteria física, localizada na Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista, dentro da Cidade Matarazzo, a 100 metros da Avenida Paulista.

Para clientes pessoa física portadores de cartões de crédito e débito Bradesco e next, de todas as bandeiras, é possível adquirir ingressos com benefícios exclusivos. Quem optar por comprar a entrada para os dias de semana – de quarta a sexta-feira – terá 50% de desconto. Já para os finais de semana e feriados o desconto é de 25%. Para o débito (Bradesco e next), a compra é somente no guichê exclusivo para clientes Bradesco da bilheteria física, localizada na Rua Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista (dentro da Cidade Matarazzo) e crédito (Bradesco + next) no MATA APP.

“Anish Kapoor – Inflamação”

Data: de 15 de setembro a 15 de janeiro, das 10h às 22h (de terça a domingo, entrada até às 21h)

Local: Casa Bradesco – Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista (dentro da Cidade Matarazzo)

Classificação etária: livre

MATA App: Ingressos aqui 

Deixe um comentário

Parceiros

@sampacomfamilia no instagram

@sampacomfamilia no youtube