O mês de dezembro é, para muitas pessoas, um período carregado de sensações e sentimentos intensos, sobretudo para as crianças, com toda a magia e o encanto das luzes de Natal e dos fogos de artifício do Fim de Ano. No entanto, neste momento, nem todos os jovens podem compartilhar dessa alegria em razão da situação de vulnerabilidade social em que se encontram.
É para contribuir para um Natal mais fraterno e um Fim de Ano mais alegre que a Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, lança a campanha #VocêPresente,que pretende mobilizar a sociedade e gerar uma corrente de solidariedade em favor de centenas de crianças e adolescentes que vivem em situação de acolhimento no país.
A iniciativa tem como objetivo arrecadar recursos, com valores a partir de R$ 100, para proporcionar um final de ano marcante, com direito a presentes, ceia e tradições típicas do Natal para meninos e meninas em situação de acolhimento, além de manter diversos serviços e projetos realizados nacionalmente.
“Dessa forma, a sociedade irá apoiar crianças e adolescentes que perderam o vínculo parental e foram acolhidas pelo nosso programa, garantindo que elas vivenciem as festas de fim de ano com carinho, esperança e amor, e, sobretudo, com a certeza de que não crescerão sozinhas, porque nós estamos, como sociedade, junto delas”, afirma Christofer Müller, Diretor de Mobilização de Recursos da Aldeias Infantis SOS.
Dados oficiais do Brasil, de maio de 2023, organizados pelo Sistema Nacional de Adoção e de Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dão conta de que quase 33 mil crianças e adolescentes foram afastados do convívio familiar por decisão judicial, vivendo em espaços de acolhimento, como as Casas Lares da Aldeias Infantis SOS.
Nesse contexto, Müller explica que a ideia da campanha é mobilizar a sociedade para fazer a diferença na vida de cada um dos jovens acolhidos pela Organização, não apenas por meio da distribuição de presentes, mas, também, pela demonstração de afeto e de solidariedade que permeia a ação.
“Nós acreditamos que a doação vai muito além de um presente físico. Ao doar, a pessoa está semeando esperança, carinho e amor no coração de cada criança e cada adolescente que cuidamos. Então, com esse gesto de solidariedade, os jovens acolhidos pela Aldeias Infantis SOS terão a chance de vivenciar o Natal de uma forma muito especial, se sentido parte de uma sociedade e levando o sentimento de afeição e gratidão em seus corações por toda uma vida. Esse, afinal, é o espírito natalino de que tanto ouvimos falar”, explica.
Para doar e saber mais informações, basta clicar aqui.