O Museu da Língua Portuguesa (Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo) vai abrigar uma sessão gratuita da 48ª edição da Mostra no dia 25 de outubro, às 19h. A exibição acontece no espaço coberto do Pátio B e integra a programação do Luz na Tela, projeto de cinema ao ar livre da instituição.
O documentário brasileiro Pele de Vidro, de Denise Zmekhol, foi escolhido para a exibição, que vai contar também com a apresentação da diretora e de parte da equipe que produziu o filme. Para acompanhar o longa, haverá distribuição de refrigerante e pipoca. A sessão também tem recursos de acessibilidade.
A obra mescla o pessoal e o coletivo, refletindo sobre mudanças, desigualdades sociais e perdas ao captar a trajetória da cineasta Denise Zmekhol, filha do arquiteto Roger Zmekhol (1928-1976), após ela descobrir que o edifício mais famoso de seu falecido pai, um arranha-céu modernista de vidro no coração de São Paulo, está ocupado por centenas de famílias sem-teto.
A produção é permeada de depoimentos de figuras como o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, responsável pelo projeto do Museu da Língua Portuguesa, e de integrantes das Ocupações Almirante Negro, Oswald de Andrade e Mauá, vizinha ao museu, que abordam os desafios dos movimentos sociais em São Paulo. Pele de Vidro é o apelido do edifício que, durante as filmagens do longa, pega fogo e desaba.
Pele de Vidro
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo
24/10 (sexta-feira), às 19h
Entrada gratuita (com distribuição de refrigerante e pipoca). Não é necessário retirar ingressos com antecedência.