Virada Esportiva no TCMSP: rapel e slackline serão abertos ao público

O Tribunal de Contas de São Paulo vai ser sede da Arena Radical da Virada Esportiva 2023, neste final de semana (27, 28 e 29). Quem vier ao prédio Tribunal, na Vila Clementino, poderá fazer rapel no vão livre de aproximadamente 18 metros, andar no slackline e assistir apresentações aéreas de tecido acrobático.

Para praticar rapel e caminhar no slackline, os participantes não precisam fazer inscrição prévia. A idade mínima é de 12 anos e é necessário estar com uma roupa confortável e um calçado bem preso ao pé. Haverá instrutores no local. No sábado, as atividades estarão abertas ao público até as 20h; no domingo, a Virada vai até as 16h.

Confira o regulamento aqui.


RAPEL
O Grupo Limite Vertical vai coordenar as modalidades na Arena Radical. Com 28 anos de experiência, a equipe pratica rapel urbano no bairro do Sumaré e na Serra da Cantareira, além de promover cursos sobre a prática esportiva em todo o Brasil.

Para a Virada Esportiva, a altura da descida pela corda equivale a um prédio residencial de quatro andares.

SLACKLINE
A modalidade consiste em caminhar sobre uma cinta de nylon de 3 metros de comprimento, fixada horizontalmente a uma altura de 50 centímetros do chão. Para se equilibrar nessa “corda bamba”, o usuário pode usar tênis ou ficar, até mesmo, de pés descalços.

Assim como as acrobacias em tecidos, o slackline tem origem circense, onde equilibristas usam cabos de aço para fazer manobras artísticas.

TECIDO ACROBÁTICO
A modalidade será protagonizada pelo elenco do Circo Show, composto por 10 acrobatas que serão preparadas por dois maquiadores. O público poderá acompanhar uma apresentação já na sexta-feira, às 19h. Estão previstas três exibições no sábado: às 17h30, às 18h30 e às 19h30. O ponto alto do espetáculo está previsto para a última apresentação do dia, quando canhões de luzes coloridas serão projetados sobre tecidos brancos de cerca de 12 metros de extensão.

“É uma performance circense que vai impressionar e encantar a todos com a magia, a leveza e as acrobatas nas alturas. São dez mulheres, todas muito fortes, mas que também trazem leveza e equilíbrio, além da concentração. Estamos todas ansiosas”, disse Rejane Vargas, produtora geral do Circo Show.

TCMSP DE PORTAS ABERTAS À COMUNIDADE
É a segunda vez que o TCMSP figura na agenda de opções de lazer aos munícipes. Em maio deste ano, uma roda de samba marcou a Pré-Virada Cultural na esplanada da corte. 

Agora, com a Virada Esportiva, o Tribunal fortalece o movimento de abertura e aproximação com a comunidade. São esperadas cerca de 300 pessoas por dia dentro da sede no fim de semana.

As atrações da Virada Esportiva acontecem simultaneamente em vários pontos da cidade. Confira a programação completa.

SERVIÇO
Avenida Professor Ascendino Reis, 1.130 – Vila Clementino
Próximo à estação AACD-Servidor de metrô

Sexta-feira
Tecido acrobático: apresentação às 19h00

Sábado
Rapel e Slackline: entre 8h e 17h30
Tecido acrobático: três apresentações, 17h30, 18h30 e 19h30

Domingo
Rapel e Slackline: entre 8h e 16h00

Entrada gratuita.

Deixe um comentário

Parceiros

@sampacomfamilia no instagram

@sampacomfamilia no youtube