Saiba como foi a primeira edição da VidCon São Paulo 

Promovida pela Paramount e pela Dream Factory, a VidCon São Paulo Apresentada por Santander terminou neste domingo, dia 09 de julho, e reuniu 9 mil pessoas ao longo dos três dias de evento, no São Paulo Expo. Foram promovidos mais de 70 painéis, com mais de 200 talentos, entre criadores e painelistas, e sessões de Meet&Greet que totalizaram 16 horas de encontros inesquecíveis entre fãs e criadores.

No primeiro dia, o VidCon Industry Day Powered by Meio e Mensagem, teve os olhares voltados para a indústria. O start do evento foi dado por Fabrício Proti, SVP de Ad Sales Multiplataforma América Latina e Country Manager Brasil da Paramount; Marcelo Gomes, Presidente Meio & Mensagem e Fernanda Cozac, Diretora de Marketing da Dream Factory, na palestra “Boas-vindas e abertura oficial da VidCon São Paulo”.

Em uma introdução calorosa, Fabrício Proti analisou o mercado da creator economy brasileira: “Se há esse apetite por consumo de conteúdo digital, há, portanto, oportunidades de negócio para creators e para marcas. E esse é um dos pilares da VidCon São Paulo: esmiuçar esse mercado digital para compartilhar conhecimento e experiências a fim de gerar novas ideias que fomentem a indústria criativa e seus profissionais”,

Ainda na sala 203, Maria Angela de Jesus, Ivan Baron e Dani Arrais conversaram sobre representatividade no painel “A importância da diversidade para o sucesso da marca”. Em seguida, foi a vez de Manu Gavassi, juntamente de Luiz Menezes, Mariana Madjarof e Sophia Albuquerque, se debruçarem sobre a criatividade na publicidade nopainel “O poder do co-criação: como criar campanha mais eficazes em parceria com criadores de conteúdo”“Hoje tenho uma segurança e uma felicidade de trabalhar com publicidade, que não era a do começo”, revelou Manu Gavassi.

O humor não ficou de fora. O painel “Transformando entretenimento em negócio” reuniu Lívia Duclerc e os integrantes do Porta dos Fundos: Antonio Tabet, Fábio de Luca, André Vinicius, em uma reflexão sobre o amadurecimento do brand entertainment e os novos horizontes na relação entre criadores digitais e as marcas.

Na sala 204 by HOTMART, o dia 7 teve ainda o painel “Criando com propósito: por que marcas têm a responsabilidade de influenciar a mudança” reunindo: Ricardo F. Marques, Monique Evelle, Felipe Gomes e Paula Marsilli. Depois, o futebol entrou em campo com Chico Pedrotti, Rafael Ferreira e Helio Mata Machado contando sobre a “Supercopa Desimpedidos: Como a maior collab da internet furou a bolha do esporte em um espaço brandsafe”. E finalizando a programação da sala, o painel “VIU: a jornada de influência na Globo”, teve Dora Figueredo,Gabriela Hermanny e Beatriz Milani, revelando o processo na construção da jornada de influência em todas as telas da Globo.

Na sala 206, o painel “O poder da Favela”, com Thamirys Marques, Blô, Tiago Trindade e Fernanda Ribeiro, levantou a força das comunidades nas frentes econômica, cultural e social. Em seguida, a discussão sobre “Esportes e Streaming nasceram um para o outro?”, contou com Alê Xavier, Luis Felipe Freitas, Fred Bruno, PVC e Lucas Rizzo, analisando o futuro das atrações esportivas ao vivo.

Fechando o primeiro dia, o palco principal no pavilhão principal, trouxe Bianca Andrade, criadora da Boca Rosa Company. “Pra vocês entenderem um pouquinho de como funciona minha mente estratégica: a Boca Rosa é a persona que gera buzz, que entrega o que o mercado brasileiro gosta de consumir”, disse Bianca Andrade em sua palestra.

E para agitar o encerramento, DJ Paulete Lindacelva trouxe uma seleção mais do que animada para a VidCon São Paulo apresentada por Santander.

O segundo dia teve o pontapé com Manu Gavassi, Alexandra Gurgel e Valentina Bandeira, no painel “Minha vida online versus Minha vida off-line”“Existem diversas maneiras de trabalhar com internet e eu fui achando a minha. Eu entendi que se eu desse luz para isso [vida pessoal], reverberaria mais do que tudo. Eu tomei a decisão de entender que na minha profissão, eu não precisava necessariamente expor a minha intimidade, não queria que isso ficasse maior que a minha carreira”, comentou Manu Gavassi.

Depois foi hora de aprender como fazer rir com o workshop “Contando piada enquanto o computador não aprende”, com nomes do hub Porta dos Fundos: Caíto Mainier, Kika Hamaoui e Gustavo Martins. Em seguida, o painel “Bullying nas redes sociais: a responsabilidade do conteúdo sobre a saúde mental” somou os nomes: Gustavo Tubarão, Carlinha, Dora Figueiredo, Dante Oliver e Larissa Manoela, refletindo sobre e o limite ético dos criadores. “Atrás da persona, do mundo virtual, existe uma pessoa real. Estamos falando de seres humanos que sentem coisas positivas e negativas e, às vezes, o que a gente compartilha nas redes sociais não é nem 1% do que a gente vive”, disse Larissa Manoela.

Enquanto isso, Bianca Andrade subiu ao palco principal para um bate-papo com Patricia Ramos“Nesse meio digital, o criador de conteúdo é um fenômeno. A gente não é só a parte criativa, fazemos arte e somos a mente estratégica. Então, um conselho principal que eu daria é: respeite a autoridade que você tem sobre o seu conteúdo”, refletiu Bianca Andrade.

Em dia de estreia, os atores Enzo Rosetti, Davi Martins, Rihanna Barbosa e Lara Capuzzo, que interpretam os personagens icônicos criados por Ruth Rocha em Marcelo, Marmelo, Martelo, além de Oscar Filho, Antoniela Canto, Theo Werneck e Priscila Sol, se reuniram no painel “Marcelo, Marmelo, Martelo: da literatura de Ruth Rocha diretamente para o streaming do Paramount+”, com mediação de Karin Hils.

Logo após, Deborah Secco, Kenya Sade, Leonora Bardini, Gabriela Prioli, Ary Fontoura, Eliseu Barreira Junior, Marcela Ceribelli, Renata Fernandes e Tadeu Schmidt estiverem presentes no painel “Globo: aqui a influência acontece do Plim ao Play”, que contou um pouco da estratégia atual da marca.
 

E o suspense terminou! A MTV, o Tinder e a Pluto TV anunciaram diretamente do palco principal, que Valentina Bandeira comandará o retorno de um dos programas mais icônicos dos anos 2000: TINDER APRESENTA: MTV BEIJA SAPO. “É um privilégio sem tamanho apresentar um programa tão icônico, lembrado por tanta gente. Eu fui muito fã do Beija Sapo na época e me imaginar hoje como apresentadora é de cair o queixo, e uma prova de como a vida pode surpreender a gente”, confidenciou Valentina Bandeira.
 

O encerramento do sábado foi regado a risadas com a “Reunião Aberta de Roteiros do Porta”, no palco principal e com os membros do Porta dos Fundos: Antonio Tabet, Fábio de Luca, Macla Tenório, João Pimenta e Rafael Saraiva, além de uma participação especial de Mônica Iozzi. E para fechar a noite, Ananda apresentou seu show “Todas pra você que me fez sofrer”.

As sessões de Meet & Greet, foram momentos exclusivos entre os fãs e seus creators favoritos. Personalidades como: Bianca Andrade, Larissa Manoela, Ivan Baron, Manu Gavassi, Playhard, Lumena Aleluia, Bob Esponja e Patrick Estrela, Tartarugas Ninja, Porta dos Fundos (Antônio Tabet, Fabio de Luca, Macla Tenório e João Pimenta) e Talentos Globo (Deborah Secco, Kenya Sade, Gabriela Prioli, Tadeu Schmidt) receberam os admiradores, que conseguiram tirar a desejada foto.

No último diasegundo dedicado à COMUNIDADE, a diversão foi garantida no painel “Notícias de celebridades: Fofoca tem limite!”, com Lorelay Fox, Chico Barney, Lumena Aleluia e Bruna Pinheiro. O humor também não ficou de fora. Raquel Real conduziu um bate-papo com Pequena Lo, onde a creator falou sobre diversidade na atuação: “Tenho vontade de fazer outros papéis, um drama, ou uma vilã. Eu tenho vontade de ir para a TV, abrir mais esse leque de público. Porque muita gente me conhece, mas quero furar essa bolha”.

Também teve glitter no painel “Por trás da make”, com Lorelay Fox, Vanessa Lopes e Bielo Pereira, refletindo sobre padrões de beleza. “Sou uma pessoa que gosto de trazer a beleza natural, mas dá para se maquiar também. Você pode trazer a maquiagem de uma forma em que se sinta bem e mais natural”, comentou Vanessa Lopes.

E tem novidade! O reality inédito Solução MTV, foi a competição anunciada pela MTV, em parceria com o SENAI, diretamente da VidCon São Paulo Apresentada por Santander. “Uma grande diferença do Solução MTV é que embora os participantes precisem trabalhar em parceria para resolver um desafio proposto a cada episódio, eles competem entre eles o tempo todo, pois, no fim, só teremos um vencedor. Quem se sair melhor nessa competição ganhará a quantia de 15 mil reais para investir em equipamentos que sejam úteis para realizar um sonho profissional. E nessa disputa, teremos três jurados que serão os responsáveis por analisar o desempenho desses jovens profissionais e escolher o vencedor”, disse Erick Krominski que comandará o programa. No painel ele esteve acompanhado das juradas e especialistas do programa: Giselle Santos, consultora de Inovação e Tecnologias Educacionais, e Carolina Lourenço, mentora de Desenvolvimento de Carreira e Empresa e Analista Comportamental.

No palco principal, o painel “A vida depois do Reality Show” comChico Barney, Lipe Ribeiro, Lumena Aleluia e Mack, entreteve a galera. Em seguida, Patrícia Ramos, Camila Loures, Pequena Lo e Isaias Silva se reuniram para uma discussão sobre “Os Fandoms e seus impactos”. As dancinhas também envolveram a galera no “Desafio de Dança” com Beto Martine, Juliano Floss e Vanessa Lopes.

para fechar a edição de 2023, Lorelay Fox comandou o Quiz VidCon São Paulo, comAuthentic Games, Morimura, Sofia Santino, Jooj Natu, Vanessa Lopes, Natan Por Aí e Yarley.

Deixe um comentário

Parceiros

@sampacomfamilia no instagram

@sampacomfamilia no youtube