Oferecendo uma experiência que, para além de entreter, comove e cativa, “Donatello”, que em sua primeira temporada encantou mais de 1000 espectadores, lotando todas as sessões, aborda, de forma sensível e poética, temas universais como memória, envelhecimento, amor, amizade e família. Com uma proposta intimista que mergulha nos sentimentos humanos mais profundos, o musical evoca recordações saudosas de lugares, lazeres, gostos, como a primeira casa, o programa de televisão preferido, o doce de padaria favorito, o sabor de sorvete mais repetido, até os lugares e objetos mais queridos.
Questionando sobre as memórias deixadas de lado ao se viver no modo automático, onde o perene sai de cena para dar lugar a uma vida mais imediatista, o musical sensibiliza o público sobre a Doença de Alzheimer com delicadeza, leveza e poesia, convidando o público a refletir sobre a importância das lembranças e o impacto delas em suas vidas, abordando a doença de forma sensível e promovendo a empatia. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente pessoas idosas, causando perda de memória e outras funções cognitivas. Esta condição, que atinge milhões de pessoas no mundo todo, afeta não apenas os pacientes, mas também suas famílias e cuidadores, trazendo desafios emocionais e práticos no dia-a-dia.
Sobre a história
O protagonista e narrador, Amendoim (Vitor Rocha), ganhou esse apelido de seu avô após a primeira crise de Alzheimer. Compartilhar sorvete com o avô sempre foi seu passatempo favorito, mas agora, com a vida ganhando novos contornos, ele percebe que, embora o avô tenha esquecido seu nome, não esqueceu seu sabor de sorvete preferido. Inspirado por isso, Amendoim decide transformar todas as memórias da vida em sabores de sorvete, na esperança de que o avô possa se lembrar de tudo, mesmo com o avanço da doença.
Ao longo de pouco mais de uma hora, a plateia pode conhecer um pouco da infância, adolescência e vida adulta do personagem, conduzida por uma jornada bem-humorada e repleta de ludicidade, capaz de brincar com a própria memória de Vitor, mesclando seu texto, em pleno domínio, com pitadas de ineditismo, e que variam a cada sessão, com o uso de palavras sugeridas pelo próprio público, minutos antes do terceiro sinal soar.
Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218 – Consolação – São Paulo
Temporada: De 15 de agosto a 10 de outubro de 2024
Sessões: Quintas-feiras às 20:30h
Valor: R$50 (meia) | R$100 (inteira)
Vendas: https://www.sympla.com.br/eventos?s=Donatello
Duração: 80 min (sem intervalo)
Gênero: Musical
Classificação: Livre
Abertura da casa: 1h antes do início do evento
Capacidade: 90 lugares