Clássico filme que aborda o vício em drogas é tema de debate no MIS

No dia 29, o MIS realiza a edição de agosto do Clube do Filme do Livro, programa mensal que reúne cinema e literatura. Desta vez, será exibido o longa “Trainspotting – Sem limites” (1996), dirigido por Danny Boyle e protagonizado por Ewan McGregor, baseado no livro “Trainspotting”, de 1993, do autor Irvine Welsh. A escolha é do escritor e tradutor Santiago Nazarian, que participará do debate após a sessão. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu.

O propósito do novo programa do MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição. O público pode participar com perguntas e comentários ao longo da conversa. 

O longa-metragem “Trainspotting – Sem limites” (dir. Danny Boyle, Reino Unido, 1996, 94 min, 14 anos) foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e narra a história de um grupo de amigos viciados em heroína moradores de Leith, zona portuária ao norte de Edimburgo, na Escócia. Quem conta a história é um deles, Renton, interpretado por Ewan McGregor. O ciclo da intoxicação e os diversos desdobramentos do uso da droga são retratados no filme, de forma realista e impactante. 

Rosto de homem

Descrição gerada automaticamente

Imagem: divulgação

A obra que deu origem ao filme é o primeiro romance do escritor escocês Irvine Welsh e assume a forma de uma coleção de contos, escritos em escocês, inglês escocês ou inglês britânico. O romance se passa no final dos anos 1980 e foi descrito pelo jornal The Sunday Times como “a voz do punk, crescida, mais sábia e eloquente”. 

O autor escreve com conhecimento de causa: ele teve sérios problemas com heroína na juventude, experiência que levou para sua carreira de escritor e o transformou num autor cultuado pelos jovens da Grã-Bretanha.

Sobre o convidado 

Pessoa posando para foto

Descrição gerada automaticamente

O autor e tradutor Santiago Nazarian. Crédito: Renato Parada

Santiago Nazarian é autor de 13 livros e tradutor de mais de uma centena. Suas obras mesclam existencialismo, sarcasmo e horror, no que ele intitula como “existencialismo bizarro”. Entre elas, publicou “Mastigando humanos” (editora Record, 2013) e “Fé no inferno” (Companhia das Letras, 2020), finalista dos prêmios Jabuti, Oceanos e Machado de Assis. 

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, Vivo, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Telium. O apoio operacional é Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, Pipo Restaurante, illycaffè, Sorvetes Los Los e Água Mineral São Lourenço.

Clube do Filme do Livro – “Trainspotting – Sem limites”

Data: 29.08

Horário: 19h

Ingresso: gratuito

Classificação indicativa: 14 anos

Local: Museu da Imagem e do Som

Avenida Europa, 158, São Paulo – SP

Deixe um comentário

Parceiros

@sampacomfamilia no instagram

@sampacomfamilia no youtube