‘Cabo de Guerra’, de Ilan Brenman e Guilherme Karsten, editado pela Moderna, vence o Prêmio Jabuti 2024

O livro aborda narrativas visuais inovadoras capazes de cativar leitores de todas as idades. Como uma divertida metáfora sobre a competição, a história apresenta personagens como uma linguiça, dois cachorros, um homem, uma mulher, um lobo e até ícones do futebol como Pelé e Maradona – todos envolvidos em uma disputa sem fim, repleta de confusões e provocações. A obra era finalista nas categorias Literatura Infantil e Ilustração.

O livro “Cabo de Guerra”, dos autores Guilherme Karsten e Ilan Brenman, publicado pela Editora Moderna, foi o vencedor nas categorias de melhor Livro Infantil e Ilustração do Prêmio Jabuti 2024. O anúncio dos vencedores aconteceu na cerimônia realizada na noite de terça-feira (dia 19/11), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
 

Com mais de 80 obras lançadas e mais de 3 milhões de livros vendidos no Brasil e no mundo, Ilan Brenman é um autor versátil com obras sobre diversidade cultural do mundo, sobre a vida cotidiana e sobre as descobertas da infância. Com obras publicadas em mais de 15 idiomas, Ilan tornou-se autor exclusivo da Editora Moderna desde 2019. Em 2023, foi finalista do Jabuti com duas de suas obras na mesma edição: “A Espera” e “Desligue e Abra”.
 

Naturalizado brasileiro, Ilan Brenman nasceu em Israel em 1973 e chegou ao Brasil aos seis anos de idade, ao lado de seus pais e de sua irmã. Filho de argentinos e neto de russos e poloneses, Ilan é um apaixonado pela tradição oral de diversos países e tem livros publicados na França, Itália, Alemanha, Polônia, Espanha, Suíça, Dinamarca, Argentina, Portugal, Coreia, China e no México.
 

Seus pais sempre incentivaram a leitura e tinham muitos livros em casa. Inclusive, a literatura francesa da estante materna, os existencialistas e os livros de psicologia sinalizaram ao jovem Ilan, aos 17 anos, uma carreira à vista: a Faculdade de Psicologia – na qual se formou pela PUC-SP. Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação da USP, Ilan Brenman recebeu diversos prêmios, como o selo “Altamente Recomendável” pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) por 14 vezes, e o prêmio White Ravens (Alemanha).
 
“Para um escritor, viver de escrita por si só é uma conquista. Poder trabalhar com criatividade, trabalhar com texto e poder encontrar com as pessoas e falar de literatura, falar de livros, é um privilégio. Eu não sei se daqui dez anos vou querer fazer alguma coisa diferente. Talvez o meu anseio, meu grande sonho é fazer livros cada vez melhores”, diz Brenman, autor exclusivo da Editora Moderna.
 

Guilherme Karsten é autor e ilustrador de livros. Formado em Publicidade & Propaganda, e com especialização em Design Gráfico, ele se dedica à ilustração editorial há quase 15 anos, tendo sido reconhecido por alguns prêmios como o Selo Cátreda Unesco, finalista do prêmio Jabuti e finalista Nami Concours (Coreia do Sul), além do prêmio Golden Plaque, da Eslováquia. Também foi o único autor brasileiro a vencer o Golden Pinwheel, na China, em 2019.

Algumas das principais obras de Ilan Brenman:

  • Desligue e Abra
  • Até as princesas soltam pum
  • Até Mônica solta pum?, em parceria com Maurício de Sousa
  • Pai, todos os animais soltam pum?
  • Famílias
  • Mãenhê!
  • Isso não é brinquedo!
  • A menina furacão e o menino esponja

Deixe um comentário

Parceiros

@sampacomfamilia no instagram

@sampacomfamilia no youtube