Alessandra Maestrini leva ‘Yentl em Concerto’ à Unibes Cultural em apresentação única 

A atriz e soprano Alessandra Maestrini se apresenta neste domingo, 22 de setembro, na Unibes Cultural, ao lado do maestro João Carlos Coutinho, levando mais uma vez à casa o premiado espetáculo “Yentl em Concerto”. A apresentação única será seguida por uma sessão de bate-papo com Maestrini, que assina roteiro, direção e produção do espetáculo, além de protagonizá-lo.

“Yentl em Concerto” é uma adaptação do belíssimo conto Yentl, the Yeshiva Boy, escrito por Isaac Bashevis Singer (1902-1991), e levado ao cinema por Barbra Streisand em 1983. Nele, a jovem Yentl perde seu pai, Rebbe Mendel, que secretamente lhe ensinava o Talmud e a Torah, estudos que eram proibidos às mulheres. Decidida a desafiar um destino que a condenava a permanecer na ignorância de Deus, do mundo e de si, Yentl traveste-se de homem e segue para uma Yeshiva, escola onde apenas meninos estudam os textos sagrados do judaísmo. Lá, apaixona-se por seu colega de estudos, Avigdor, e precisa descobrir até onde está disposta a abrir mão de sua identidade.

A obra levanta, de forma irreverente, questionamentos profundos quanto a gêneros, sexualidade e quando se deve ou não respeitar os limites impostos pela sociedade de senso comum, na busca pelos próprios sonhos.

Em “Yentl em Concerto”, Maestrini interpreta todos os personagens entre uma música e outra, e nos conta com humor, sensibilidade e questionamento, a história de Yentl em busca por um céu que abrigue suas asas. O espetáculo traduz para o formato voz e piano a magia vencedora do Oscar de melhor trilha musical em 1984 pelo filme estrelado, roteirizado e dirigido por Barbra Streisand.

Conhecida pelo grande público por meio de comédias na TV, como a hilária Bozena de “Toma Lá, Dá Cá”, novelas e séries, Maestrini também assina direção e roteiro de “Yentl em Concerto”, além de protagonizar a história.

A gravação desse espetáculo ganhou o Prêmio da Música Brasileira na categoria álbum em língua estrangeira no ano de 2017. Agora, mostra-se em oportunidade única na Unibes Cultural com apresentação neste domingo, 22 de setembro.

Alessandra Maestrini

Soprano absoluta, 4 oitavas de tessitura. Atriz, cantora, compositora, poeta, diretora, produtora, dramaturga, tradutora, versionista e crossover singer de alto naipe. Ficou conhecida do grande público como comediante, no papel da empregada Bozena, do seriado de TV “Toma Lá Dá Cá”, de Miguel Falabella. Protagonizou a novela “Tempos Modernos”, o quadro do Fantástico “Correio Feminino” e as séries “Tempero Secreto”, “As Canalhas”, “Sexo e as Negas” e “Eu, a Vó e a Boi”.

 
Maestrini tem ainda sólida carreira no teatro e participações de destaque internacional no cinema, que incluem indicações a prêmios. Protagonizou os musicais “Les Misérables”, “New York, New York”, “Ópera do Malandro”, “7 – O Musical”, “Rent” e “Yentl em Concerto”.

A artista também é, no mundo, a principal versionista para o inglês das músicas de Chico Buarque. No momento, segue em turnê com o show do seu CD ,“Drama ‘N Jazz”.

Em 2017, recebeu o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum em Língua Estrangeira por ‘Yentl em Concerto”. Em outubro de 2017 estreou em São Paulo “O Som e a Sílaba”, emocionante comédia musical escrita especialmente para ela por Miguel Falabella, que acaba de ganhar versão para a tela como série original do Disney+. No enredo, Maestrini vive uma autista altamente funcional (Síndrome de Asperger) que tem como habilidade específica a música, em especial, a ópera. Em 2023 estreou “Kafka e a Boneca Viajante”, com direção de João Fonseca, pela qual foi indicada aos prêmios Shell e APTR na categoria melhor

João Carlos Coutinho

Pianista, arranjador e compositor, está entre os mais requisitados do país. Parceiro musical de confiança, acompanha Maria Bethânia e Lenny Andrade ao longo dos anos em seus shows e turnês nacionais e internacionais.

Trabalhou com músicos como Antônio Carlos Jobim, George Benson, Luciano Pavarotti, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Emílio Santiago, João Nogueira, Cauby Peixoto, Beth Carvalho, Simone e Olívia Hime.

Assina no Brasil, desde sua primeira edição, os arranjos e direção musical do Prêmio da Música, produzido por José Maurício Machline.

‘YENTL EM CONCERTO’ NA UNIBES CULTURAL

Domingo, 22 de setembro, às 18h – Apresentação única

Classificação indicativa: 12 anos

Ingressos: R$ 100,00 (inteira) R$ 50,00 (meia-entrada)

Deixe um comentário

Parceiros

@sampacomfamilia no instagram

@sampacomfamilia no youtube