
Entre 29 de novembro e 7 de dezembro de 2025, o Sesc São Paulo realiza o Juventudes Arte e Território, um projeto com shows, espetáculos, bate-papos, vivências e feira, entre outras atividades – em sua maioria gratuitas – que celebram a potência e formas de expressão dos jovens nos territórios onde vivem, com o intuito de expandir suas fronteiras geográficas e culturais.
A partir de um processo curatorial que envolve escuta ativa, pesquisa e articulação com jovens, as equipes do Sesc identificam e convidam criadores de 13 a 29 anos, de diversas linguagens artísticas para compor a programação. O projeto se torna assim, uma plataforma de visibilidade para artistas que atuam em suas comunidades e constroem, a partir delas, formas próprias de expressão e de pertencimento.
Entendendo a cultura como campo de encontro, experimentação e transformação social, o diretor do Sesc São Paulo, Luiz Galina, destaca: “esta iniciativareafirma o compromisso institucional em promover a cultura como direito e experiência coletiva, em consonância com os artigos 21 e 22 do Estatuto da Juventude, que destacam o direito à criação e à expressão como dimensões fundamentais da cidadania”.
Com mais de 50 atividades previstas, o público de 26 unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo poderá acompanhar uma programação centrada no protagonismo das juventudes contemporâneas – diversas e inventivas – que lança luz sobre as reflexões estimuladas ao longo de todo o ano na instituição, por meio do programa Juventudes, realizado de maneira regular desde 2012.
Ao longo de todo o período, unidades da capital, Grande S. Paulo e interior seguem com a programação com foco na pluralidade de expressões juvenis.
Programação do Sesc Itaquera
No dia 5 de dezembro, o Sesc Itaquera encerra a programação de 2025 do Sarau Noiz por Noiz com a apresentação do LPT Zlatan apresentando o disco MDMR. Destaque do trap/rap/drill e referência na cena jovem contemporânea, LPT Zlatan é um artista da Zona Leste de São Paulo e que leva a sua vivência na periferia para suas músicas. No show, o rapper apresenta seu álbum MDMR (Meu dinheiro minhas regras), assim como músicas de sua trajetória na cena do trap.
O Sarau Noiz por Noiz é uma programação do Sesc Itaquera feita por e para os jovens da periferia, com diversas apresentações artísticas, como música, artes visuais, dança e poesia.
Confira a programação completa em sescsp.org.br/juventudesarteeterritorio
Sobre o programa Juventudes:
Proposta socioeducativa do Sesc, dedicada a adolescentes e jovens entre 13 e 29 anos, o programa Juventudes tem o objetivo de cultivar experiências transformadoras que potencializam o protagonismo juvenil, expandem horizontes culturais, tecem redes de afeto e celebram a riqueza da diversidade humana.
Com uma visão multifacetada da juventude, compreendendo-a não como uma etapa homogênea, o Juventudes reconhece cada jovem como agente de mudança, dotado de criatividade singular, força transformadora e capacidade de participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora e oferece ações que estimulam pensamento reflexivo, escuta sensível e convívio respeitoso em ambientes que nutrem confiança e pertencimento, através de metodologias participativas que privilegiam diálogo horizontal, livre expressão e experimentação criativa.
A essência do programa são os grupos permanentes, coletivos de aprendizagem semanais onde jovens desenvolvem projetos autorais, debatem questões contemporâneas e constroem experiências para a vida através de múltiplas linguagens artísticas.
Gratuito, o programa Juventudes do Sesc São Paulo abre pré-inscrições entre 9 de dezembro de 2026 e 18 de janeiro de 2026, para adolescentes e jovens de 13 a 29 anos, nas centrais de atendimento nas unidades do Sesc em todo o Estado de São Paulo. Mais informações aqui.

