O artista colombiano Daniel Satin apresenta “Fumaça – Puro Visaje”, uma experiência circense que promete desafiar as percepções da realidade e explorar os limites da loucura através de um humor cínico e sarcástico. Com mais de 15 anos de carreira, Satin, conhecido por sua versatilidade e talento como palhaço, bufão e cômico, convida o público a uma reflexão profunda sobre a condição humana e a sociedade contemporânea. As sessões gratuitas acontecem em 21 e 22 de junho, às 20h, no CC Vila Formosa; 26 e 27 de junho e 03 de julho, às 20h, na Sala Multiuso Arthur Azevedo e no dia 28/06, às 19h, no CC Penha.
Em “Fumaça – Puro Visaje”, Satin entrega ao público uma realidade alternativa, cínica e sarcástica. Com uma experiência explosiva, potente e irreverente, o espetáculo utiliza o humor como ferramenta contra o conformismo e a seriedade da realidade, convidando a uma reflexão sobre a loucura e a liberdade.
O espetáculo é uma paródia cínica e delirante que combina técnicas do teatro físico, bufonaria, cabaré, teatro duplo e ritualístico com elementos circenses como palhaçaria, prestidigitação, escapismo e manipulação de objetos e bonecos. Satin se inspira em sua experiência vivida no Hotel Spa da Loucura, uma ala psiquiátrica do Instituto Nise da Silveira, onde as manifestações artísticas são usadas como tratamento terapêutico.
A primeira cena do espetáculo surgiu em 2014 durante um curso de clown do Cirque du Soleil, ministrado pela palhaça Pepa Plana. A cena “A caixa preta”, uma paródia do mágico charlatão, foi premiada pelo júri popular no festival Breves Cenas 2019 em Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro. Agora, em “Fumaça – Puro Visaje”, as cenas são compostas por críticas sutis à manipulação cotidiana, apresentadas com um humor ácido e a intenção de provocar reflexões profundas sobre a loucura e o delírio. O espetáculo busca mudar a lógica da vida por um momento, incentivando o público a delirar em conjunto e rir em cumplicidade, questionando o que realmente significa ser “louco” e até onde isso pode ser divertido.
Este projeto foi contemplado pela 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo.
Sobre o Artista
Daniel Satin é um artista circense colombiano com uma carreira marcada por apresentações em diversos países e uma formação rica em influências e técnicas. Satin estudou com mestres renomados como Leo Bassi, Jango Edwards, Chacovachi e muitos outros, que contribuíram para a construção de sua abordagem única à palhaçaria e ao teatro físico. Formado pela Universidad Pedagógica de Colombia, Satin também tem uma vasta experiência em projetos sociais e culturais na Colômbia e no Brasil, onde atualmente se formou em Direção na SP Escola de Teatro.
Local: CC Vila Formosa – Av. Renata, 163 – Vila Formosa – São Paulo. Datas: 21 e 22/06. Sexta e sábado, às 20h.
Local: Sala Multiuso Arthur Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca – São Paulo. Datas: 26 e 27/06. Quarta e quinta, às 20h. 03/07. Quarta, às 20h.
Local: CC Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha de França – São Paulo. Data: 28/06. Sexta, às 19h.
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 50 minutos
Ingressos: Grátis.
Instagram: @payasosatin
Este projeto foi contemplado pela 8a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo.