13ª Mostra 3M de Arte: no Parque Augusta, obras selecionadas convidam público a refletir sobre emergência climática e os impactos das ações humanas

Entre os dias 9 de novembro e 8 de dezembro, o Parque Augusta, na região central de São Paulo, receberá a 13ª Mostra 3M de Arte, uma das exposições mais longevas e importantes do Brasil. Foram selecionadas para esta edição sete obras sensoriais e contemplativas que convidam os visitantes a refletir sobre conceitos ancestrais relacionados ao meio ambiente. Criadas pelos artistas Ernesto Neto, Karola Braga, Luana Vitra, Mônica Ventura, Olinda Tupinambá, Ziel Karapotó e pelo movimento indígena MAHKU dos artistas Huni Kuin com o tema Interespécies: Cruzando Mundos. A curadoria é de Aline Ambrósio, com produção e idealização da Elo 3.

Em contracorrente a perspectivas hegemônicas e binárias, a Mostra 3M de Arte propõe ao público uma reflexão crítica sobre a emergência climática global, os impactos das ações humanas e o futuro ancestral. As obras convidam os visitantes para uma intervenção de outros mundos, dissolvendo questões sociais e culturais e invocando a ancestralidade humana atrelada à intrínseca natureza.

Para a curadora da edição, Aline Ambrósio: “A exposição Interespécies: Cruzando Mundos surge como uma reflexão crítica sobre a crise climática global e o futuro que, se existir, só poderá ser ancestral e sobre como habitamos e vivenciamos o mundo. Reunindo saberes originários que nos lembram que nós somos a natureza, a mostra convida à criação de novos mundos possíveis e a uma experiência coletiva, compartilhada e interespecífica, que ultrapassa as fronteiras entre arte, natureza e humanidade. Os artistas trazem obras inéditas, imersivas e com forte engajamento socioambiental, educativo e político, que buscam provocar reflexões sobre como as dinâmicas de afeto e transformação podem surgir quando alinhamos coração, corpo e espírito ao ritmo da Terra”.

Depois da capital paulista, a Mostra 3M de Arte será realizada também em Campinas (SP) entre os dias 11 de dezembro e 19 de janeiro de 2025, no Parque Taquaral. O público poderá conferir a obra Nós no Vento do artista Ernesto Neto.

Outra novidade é a chegada da Mostra 3M de Arte em Manaus (AM), entre os dias 14 de dezembro e 2 de março de 2025 no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, Galeria 2. No espaço será instalada a exposição individual do Coletivo MAHKU. 
 

Instalações
 

Ernesto Neto, escultor e artista plástico premiado internacionalmente, expõe dois mundos entrelaçados entre as culturas afro e indígena. A escultura de contemplação imersiva Nós no Vento apresenta uma trama entre algodão, crochê, bambu, terras e plantas, remetendo à ancestralidade brasileira e a ideais religiosos.

Karola Braga, vencedora do 13º edital da Mostra, criou uma instalação sensorial, denominada Iapoti’kaba, onde o público percorre uma espiral de aromas que captura o ciclo vital da árvore: terra, mato, madeira, flor, fruto e decomposição. Cada cheiro evoca o fluxo contínuo entre seres e tempos, sugerindo que vida e morte são partes inseparáveis de um mesmo processo. A jabuticabeira, com sua presença invisível, conecta mundos e convida quem a contempla a repensar as relações com o não-humano. A obra também carrega uma memória pessoal para a artista: a jabuticabeira da infância, um lugar de descoberta e refúgio, agora ausente, mas que persiste na memória olfativa.

Luana Vitra, artista plástica, dançarina e performer, retrata em minerais, ferro e no bronze a relação entre os povos e as espécies na escultura Ferramenta para o fim da fome. Criada em ambientes que harmonizavam marcenaria e literatura, ela investiga a infusão psicoemocional das paisagens em meio ao parque público. Luana Vitra expôs na última Bienal de São Paulo.

Mônica Ventura,também vencedora do edital desta edição da Mostra 3M de Arte, pensando em possibilidades de construção de novos lugares, apresenta a Raia, uma instalação em escala, construída a partir de elementos naturais como bambu e terra, instigando o visitante a pensar nas interrelações possíveis, na reflexão sobre os espaços ocupados e suas funcionalidades.
 

Olinda Tupinambá, indígena originária da Bahia, mostrará seis esculturas denominadas de Projeto Kaapora, explorando os recursos provenientes do reflorestamento das terras em seu estado, como enxadas, martelos e alavancas. A ideia das esculturas transmitidas pela artista é reflorestar o imaginário dos visitantes ao mesmo tempo, em que refletem sobre o desmatamento recorrente no país. Uma dessas obras terá coligação com parentes de Olinda que vivem em São Paulo, vindos das comunidades Guarani Mbya e Guarani Ñandev, com a liderança da Jerá Guarani, localizadas na terra indígena Tenondé Porã.

Ziel Karapotó, artista também indígena, estará na abertura da Mostra 3M de Arte destacando-se na cosmologia ao ativar as obras de Olinda Tupinambá em um ritual místico que apresenta conexões entre indígenas e as diásporas africanas.

O Coletivo MAHKU, movimento dos povos originários Huni Kuin, criou para a exposição no Parque Augusta a Casa Kupixawa Huni Kuin, com uma escultura de cerâmica e duas pinturas de Manku, entrelaçadas pela escultura da Cobra-Grande, elemento cultural efervescente dos povos indígenas. O trabalho traduz a desaceleração do tempo e a conexão de outros cosmos. O ambiente, transportado do estado do Acre, com 4 metros de diâmetro, permite os visitantes contemplarem e repousarem no espaço, imersos em uma percepção de pensamentos na temporalidade indígena.

“Nesta edição, a curadoria apresenta às pessoas um tema urgente, que é a emergência climática. A arte tem esse poder de mobilização e conscientização. O Parque Augusta se tornará palco dessa discussão com o público durante o evento”, explica Fernanda Del Guerra, da Elo 3,idealizadora da Mostra 3M de Arte.
 

“A temática proposta para esta edição da 13ª edição da Mostra impacta a todos, como indivíduos e sociedade. As mudanças climáticas devem estar na pauta de todos e o olhar dos artistas selecionados pela curadoria certamente gerará reflexões importantes para os visitantes sobre nosso presente e futuro. A nossa ancestralidade já deixou bons caminhos e respostas com um modo de vida mais resiliente e adaptável, cabe a nós valorizarmos esta herança.”, comenta Liliane Moura, líder de Sustentabilidade da 3M.

Serviço em São Paulo

Mostra 3M de Arte – São Paulo

Local: Parque Augusta – Rua Augusta, 200 – Consolação, São Paulo – SP, CEP 01303-050

Data: 9 de novembro e 8 de dezembro

Entrada: Gratuita

Site: Link

Deixe um comentário

Parceiros

@sampacomfamilia no instagram

@sampacomfamilia no youtube